fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Threads do Instagram: diz-te alguma coisa? Pois, certamente que já ouviste falar, mas provavelmente ainda te questionas do que se trata afinal? 

O mundo digital assemelha-se a um livro de Philip Dick, o autor do famoso Bladerunner 2042 – é um universo alienígena povoado por trolls do 4chan e seres humanos cujos egos inflamam e incham quando expostos ao vírus do anonimato.

Neste mundo fantástico e distópico, ecos de civilizações antigas espalham-se e misturam-se pelo universo do web 3.0, onde novas criptomoedas enchem os bolsos dos internautas, e ilhas sociais povoadas de conteúdo digital se espalham pelos seis continentes do planeta anteriormente conhecido como Terra. Povos distantes são educados e – segundo os defensores de curiosas teorias da conspiração – escravizados pela infame raça dos Influencers, senhora absoluta e reinante dos diferentes continentes do mundo digital. 
 
Um dos ex-lords planetários, Zuckenberg, creditado como líder da resistência, mas também acusado pelos Elonmuskistas de espião duplo (muitos dos internautas mais humildes teorizam que é o novo líder do renascido grupo Bildenberg, agora apelidado de grupo Zuckenberg, e é ele que controla os influencers, ditando o futuro da web 3.0), acaba de construir um novo território em terra de ninguém – Threads – um território que promete agravar a batalha interplanetária entre os libertários X, comandados por Elon Musk, e os conservadores F, comandados por Mark.
Elon e Zuckerberg

O início do Threads (Instagram)

Eu adoraria continuar com esta metáfora ao estilo de Andy Weir; contudo, nas eternas palavras de José Pinhal – “porém não posso.”

O dia era 14 de dezembro de 2023, e a Europa enfardava filhoses de abóbora, minis, vinho tinto e bolo-rei quando foi anunciada a nova rede social Threads. Mas a Europa está para a Meta como a dieta para mim – amanhã é que vai ser. E o Threads é novo, apenas mesmo na Europa.
 
O ano era 2023, o mês era julho, e armado com a espada da oportunidade cavalgando o cavalo da recente má reputação de X, Zuckenberg, marchava a galope hasteando a bandeira do Threads que vinha restaurar a paz e a conformidade ao espaço digital.
 
Agora a sério – isto foi claramente uma forma genial de aproveitar as alterações colocadas desde o takeover bilionário de Elon Musk ao Twitter. E o momento perfeito, que levou ao sign up de 5 milhões de utilizadores nas primeiras 5 horas de lançamento, foi o anúncio de Musk de que os utilizadores não verificados poderiam ler até 600 tweets e utilizadores verificados até 6000 por dia.
 
O termo de pesquisa “delete twitter account” teve um aumento de 292% e 131% nos EUA e Europa, respetivamente, no dia 1 de julho de 2023.
 
Pessoalmente, ainda gosto mais da ideia, tendo em conta que o Twitter é a rede social com menor penetração no mercado europeu; pura e simplesmente nunca pegou como devia ter pegado. Eis que Mark, no seu cavalo, encontrou a oportunidade e a vontade de ganhar dinheiro e avançou “sem medo de ser feliz”.
 
Alavancado pela facilidade de criar uma conta com os dados do Instagram, a rápida adesão dos utilizadores já com conta do Instagram representa o Threads como uma nova meca de peregrinação das marcas? E afinal, o que é que as marcas têm a ganhar com isto?
Devem fazer a transição para a nova plataforma?
 

Threads, Instagram e as Marcas

mercado europeu para a nova rede social é de 448 milhões de utilizadores. E isto significa uma oportunidade do tamanho de meio mil milhões de alcance para as marcas e para os negócios, por isso a resposta é um redundante sim. As marcas devem estar presentes no novo espaço digital o mais rapidamente possível porque, tal como foi com o Facebook e depois com o Instagram e depois ainda com o TikTok, brevemente o orgânico estará morto e para ter o mesmo alcance disponível neste momento daqui a 6 meses será preciso pagar por isso.

Estratégias para crescer com o Threads

O Threads é uma boa forma de interagir com o consumidor e alavancar o negócio. Deixo aqui algumas ideias para implementar no vosso negócio.
 
  • Conteúdo Cativante: Cria threads envolventes que contem uma história ou forneçam informações úteis. Isso mantém a atenção dos utilizadores e incentiva a participação.
  • Conexão com Audiência: Utiliza threads para construir uma ligação mais profunda com a tua audiência. Partilha experiências, valores da marca e envolve os seguidores em conversas significativas.
  • Promoções e Ofertas: Integra threads em campanhas promocionais. Partilha detalhes sobre ofertas exclusivas em vários posts interligados, criando antecipação e incentivando a participação.
  • Tutorial ou Passo a Passo: Desenvolve threads que sirvam como tutoriais ou guias passo a passo relacionados aos teus produtos ou serviços. Isso não só fornece valor, mas também destaca as capacidades da tua marca.
  • Resolução de Problemas: Aborda questões comuns enfrentadas pelos teus clientes por meio de threads. Mostra como os teus produtos ou serviços podem resolver esses problemas de maneira eficaz.
  • Interatividade: Incentiva a interatividade nos teus threads. Faz perguntas, pede opiniões e convida os seguidores a partilharem as suas experiências. Isso cria um ambiente participativo e fortalece o relacionamento.
  • Consistência Visual e de Marca: Mantém uma consistência visual ao criar threads. Usa cores, fontes e elementos gráficos alinhados com a identidade da tua marca para criar uma experiência coesa.
  • Call-to-Action (CTA): Inclui CTAs estratégicos ao longo dos teus threads para orientar os utilizadores para a próxima ação desejada, seja visitar o teu site, participar numa promoção ou partilhar o conteúdo.

Espero que ajude, e se não ajudar podem sempre contactar a Black Monster Media.

Leave a comment

0.0/5

Go to Top

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.